sábado, 11 de outubro de 2014

Jardim Sensorial



O jardim sensorial surgiu dentro do projeto Caminhos possíveis, pensado e idealizado pelas professoras Katyucha (Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa, Vida e natureza, Atendimento Educacional Especializado), Marlene  ( Linguagens e Alfabetizaçõese Wilza (Artes), com a colaboração de professores de outras das demais disciplinas, realizando o projeto interdisciplinar para alunos do curso de formação de professores.

Para que os mesmos aprendessem na prática a interdisciplinaridade, bem como o processo de transformação através da educação e a esperança viva e alegre por uma educação pública de qualidade, o projeto integra diferentes disciplinas do Curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Dr. Artur Vargas, promovendo uma prática interdisciplinar que aproveite o espaço e o ambiente escolar, e propicie aos alunos o desenvolvimento da criatividade e da criticidade. Que através do contato com diferentes manifestações artísticas e culturais sejam estimulados a elaborarem recursos pedagógicos interativos e inovadores, utilizando materiais diversos e interagindo harmonicamente com o meio ambiente.

Objetivo por disciplina 

Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa


Objetivo Geral
 Participar do projeto Jardim Sensorial criando recursos pedagógicos que utilizem variadas linguagens que possam auxiliar o professor em sua prática pedagógica.

Objetivo Específico
   Utilizar recursos confeccionados com materiais reaproveitados em sua prática docente;
 Integrar no mesmo espaço diferentes linguagens estimulando a reflexão e o contato com materiais concretos que propiciem a ampliação dos conhecimentos já adquiridos de forma interdisciplinar;


Linguagens e Alfabetizações

 Estimular o prazer da leitura e escrita em um ambiente rico em estímulos visuais, através do contato com as criações artísticas expostas;
 Vivenciar de forma lúdica e criativa a importância de explorar os sentidos no processo de ensino e aprendizagem;

Vida e Natureza


Objetivos Gerais
  Revitalizar um espaço de uso social escolar valorizando seus aspectos naturais e sociais.



Objetivos Específicos
  Desenvolver atividades que promovam a valorização do meio ambiente;
 Entender o exercício pedagógico como instrumento de conscientização integral;
   Compreender o ser humano como unidade complexa e integral, afetiva, psicossocial, racional, cultural capaz de se relacionar consigo mesmo e com o mundo que o cerca;
   Buscar a integração multidisciplinar do conhecimento por meio de experiências que revelem a interdependência dos conteúdos disciplinares (matemática, física, química e biologia); 
   Elaborar e vivenciar projetos de intervenção pedagógica que possibilitem integrar os conhecimentos e vivências acumulados, elaborando produtos e práticas pedagógicas concretas e contextualizadas;


Atendimento Educacional Especializado



Objetivos Gerais
 Construir um espaço com estímulos variados que possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em uma escola inclusiva.

Objetivos Específicos
 Propor atividades lúdicas que desenvolvam a percepção e a socialização dos educandos, independente de suas dificuldades;

  Garantir a acessibilidade a todos os educandos no Projeto Jardim Suspenso, considerando as necessidades educacionais especializadas de cada sujeito;

Artes


Objetivos gerais
  Sensibilizar os educandos quanto ao significado da escola em sua vida, conscientizando da importância do cuidado com o espaço físico da escola, de sua preservação, estimulando-os a criar instrumentos para tanto.


Objetivos Específicos
 Compreender a escola como um espaço que se relaciona com a história da vida dos alunos;
 Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

  Utilizar as diferentes linguagens artísticas, como meio de produzir, expressar e comunicar ideias.
  Integrar escola e comunidade.
Perceber-se integrante e agente transformador do meio ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente na melhoria do ambiente social.

Metodologia desenvolvida

Os educandos foram sensibilizados através de diversos textos das diversas disciplinas envolvidas. Apreciação dos filmes: Horton e o mundo dos Queens e Lixo Extraordinário, e diversas imagens de obras de artistas plásticos: Vik Muniz, Iole de Freitas, Cildo Meireles, Debret, Margaret Mee, Frans Krajcberg, Tim Noble, Antoni Gaudí, Jorge Selarón, Alexander Calder dentre outros, bem como o paisagista e suas obras Burle Marx. 


Momento da criação












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário